BLOG

A importância de padronizar os processos da sua empresa

Sabe aquele momento em que você cansa de repetir a mesma coisa para a sua equipe sobre como organizar os alimentos na geladeira? Ou quando você descobre horrorizado que o funcionário responsável pela limpeza usou um galão inteiro de água sanitária misturado com desinfetante floral para lavar o salão do seu restaurante? E aquela insegurança que dá quando você pensa que só aquele funcionário sabe aquela receita e se o funcionário sair a receita vai embora com ele?

Como minimizar ou quem sabe eliminar essas situações? DOCUMENTANDO os processos da sua empresa!

Se a sua empresa não tiver os processos definidos e documentados qualquer funcionário vai se sentir à vontade para executar o processo do jeito que ele souber (na verdade em algumas situações pode até ser a única opção dele, já que ele não recebeu orientação para fazer de outra forma, concorda?).

O know how e o jeito da sua empresa fazer as coisas devem ser “eternizados” em manuais, cartilhas, cartazes, procedimentos operacionais, fichas técnicas enfim, em documentos que possam ser utilizados em treinamentos e reforços junto à equipe sempre que necessário!

Podem ser usados desenhos para ilustrar as etapas do processo como nesse exemplo abaixo sobre o passo a passo para higiene das mãos da Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, da ANVISA.

Nas fichas técnicas de preparo a minha recomendação é colocar uma fotografia do prato pronto com a decoração e a louça a ser usada, como no exemplo abaixo.

O passo a passo descrevendo a rotina de limpeza do restaurante (equipamentos, instalações, móveis) fica fácil de ser visualizada quando usado o formato de tabela:

Enfim, use sua criatividade! Coloque-se no lugar do funcionário para enxergar a maneira mais simples e eficiente para fazer com que esses documentos façam parte do dia da sua equipe.

Não tem tempo para fazer tudo isso? Precisa de ajuda? Entre em contato com a gente!

[print-me]

Grátis: 10 dicas de boas práticas

Deixe seu nome e seu e-mail e tenha acesso AGORA ao material gratuito com dicas sobre boas práticas de manipulação de alimentos!